sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Manioca já comeu?


O Brasil é tão grande que as vezes uma mesma coisa pode ter outro nome só mudando de um estado para o outro. Como a mandioca é assim tem lugar que ela chama aipim, macaxera ou mesmo mandioca mas para mim ela é Mani...a Manioca.

Ela tem esse nome por causa de uma lenda indígena da índia Mani que por algum motivo morreu e no local onde foi enterrada nasceu a planta da Mani, a Manioca ou mandioca. Não lembro muito bem o por que da índia ter morrido nem sem o nome tem algum significado, pois eu escutei a lenda a muito tempo na escola, o fato é que eu adorei o nome por isso eu só com Manioca.

Estava eu então navega pela internet quando vi a receita da Paula do the cookei shop eu tive que testar, pois a receita que tenho aqui em casa e só a minha mãe faz gasta 1 kg inteirinho de Mani.

Fiz o bolo e ficou MUITO bom. Uma delicia mesmo, ate coloquei cravo na massa pra satisfazer a minha mãe enquanto ela fala da infância dela na mineração e de um lendário bolo de mandioca que ela comia que era feito com a mais pura massa da Mani que fica enrolada em um pano de prato de um dia para o outro só para perder todo aquele líquido e enfim uma tortura tão grande que fiquei com invejinha igual a Paula , afinal ser criança da cidade tem suas desvantagens.

·

· Bolo de Mandioca

·

·

· Ingredientes:

·

· 4 ovos, gemas e claras separadas

· 3 xícaras de açúcar

· 1 xícara de farinha de trigo

· 2 xícaras de mandioca (aipim) crua ralada no ralo grosso

· 1 pitada de sal (não usei)

· 4 colheres de sopa de manteiga

· 100g de coco fresco ralado (pode usar o seco também, de pacotinho)

· 1 xícara de leite

· 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 180°. Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo numa assadeira redonda de 25cm.

Bata bem o açúcar e a manteiga, acrescente as gemas. Acrescente em seguida o coco ralado, a mandioca (aipim), a farinha de trigo e o fermento em pó dissolvido no leite. Bata mais um pouco e acrescente as claras batidas em neve.

Leve para assar por mais ou menos 40 minutos, ou até dourar e um palito sair seco quando espetado no centro do bolo. Deixe amornar e desenforme num prato de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário